12 janeiro, 2010

O Massacre da Serra Elétrica e o inconsciente coletivo


Antes de continuar esse texto, me responda o seguinte... tá bom, não me responda, mas pense: "O que você achou do filme O Massacre da Serra Elétrica?"
"O filme que verão é baseado na tragédia que assolou um grupo de cinco jovens, especialmente Sally Hardesty e seu irmão inválido Franklin. Foi mais trágico devido ao fato de serem jovens. Mas, se eles tivessem vivido muito, muito longas vidas, jamais teriam esperado ou desejado ter visto a loucura e o macabro que viram naquele dia. Para eles, um passeio de carro num verão à tarde tornou-se um pesadelo. Os acontecimentos daquele dia guiaram o descobrimento de um dos mais bizarros crimes nos anais da história norte americana, O Massacre da Serra Elétrica"

Depois vem a genial abertura dos flashs fotográficos... A tela escura provoca arrepios no espectador, que ouve sons estranhos mas nada vê - algo que, quase 30 anos depois, seria usado também "originalmente" em "A Bruxa de Blair" (que também tem em comum ser barato e ter faturado muito). A  intensidade vai crescendo, e os sons, até que uma voz de rádio ao fundo fala sobre vandalismos em um cemitério do interior do Texas. Acabou a sutileza: Um cadáver aparece sentado sobre uma lápide, como se Hooper (o diretor, Tobe Hooper, by the way)  falasse: "Fudeu, agora começa a viagem direto ao inferno".

Assim começa esse clássico do terror, O Massace da Serra Elétrica (1973). 

Mas, talvez se tiver alguém lendo, esteja se perguntando: "cadê o inconsciente coletivo?"

Já chego lá, mas ele reside no seguinte aspecto: assim como outros filmes do período, como o ótimo (e recém regravado) The Last House on the Left (1972), de Wes Craven (que nos brindou depois com Freddy Krueger) e Halloween (1978), de John Carpenter (que nem precisa apresentar), "O Massacre da Serra Elétrica" não se entrega a mortes sem sentido e a sustos banais. Passam-se quase 50 minutos até que a primeira morte ocorra.

Disse o produtor executivo, Brad Fuller:

“A primeira concepção errada do original foi ele ter sido considerado um filme que destilava sangue. O filme tinha momentos bastante perturbadores, mas, só quatro segundos de sangue. Ele era mais aterrorizante, conceitualmente, do que visualmente."

E provavelmente esse aspecto torna esse um grande filme. É claro que tem violência explicita sim, mas são... hmm..  cenas de sangue com alto teor de terror psicológico. E a tal da serra elétrica não aparece até quase o final do filme.

De novo, cadê o inconsciente coletivo?

Pronto, cheguei: um amigo, o Jundiai, apontou outro dia que a maioria das pessoas acredita que já assistiu O Massacre da Serra Elétrica, e acredita que é um filme cheio de sangue e de motosserras cortando pessoas. Tentei tirar a prova e sai perguntando pra conhecidos e colegas de trabalho o que achavam do filme, e é verdade. A grande maioria não gosta, por ter muito sangue e muita gente cortada por motosserras. Dai se continuo apertando, descubro que não assistiram.  Tenho até minhas dúvidas de que esse filme tenha alguma vez sido exibido no Brasil (seja cinemas ou TV), alguém sabe?

Mas as pessoas com quem conversei e o modo como falaram me levam a acreditar que foi inconsciente, não foi uma mentira no sentido estrito da palavra. Por algum motivo elas simplesmente acreditavam que tinham visto.

Façam o teste qualquer dia e postem aqui os resultados.

Me pergunto o porquê...

Uma coisa que me veio à mente é que talvez a comédia "Curso de Verão" (Summer School, de 1987)  que passou muito na nossa sessão da tarde tenha a ver. Ela mostra dois alunos, Francis “Chainsaw” Gremp e Dave Frazier,  viciados em terror,  mais especificamente nesse filme, e mostra muito sangue falso criado por esses dois pra assustar os professores.

Ou não, é apenas pelo nome mesmo...

Antes que me esqueça, créditos de boa parte das informações e do texto ao ótimo site Boca do Inferno.

Recomendação: fuja da regravação e das continuações, quase todos os elogios ao modo como foi feito o original se perdem...



Um comentário:

  1. Me lembro de ter visto algo sobre o filme ainda quando era criança, na televisão, se não me engano..
    no entanto, não me lembro se o assisti. Não mesmo.
    Já o filme de 87, esse eu lembro sim.. e acredito que não esteja confundindo ambos, ainda porque me lembro da temática desse último.
    Vou conferir, assim que puder..
    Humm.. boca do inferno.. sugestivo, não? rs

    ResponderExcluir